2 DE OUTUBRO 2008 (Quinta-feira)


Tomamos café e partimos em direção à aldeia Capivara, dos Kaiabis. Neste local, fizemos várias fotos e a equipe de filmagem fez Clique na foto para ampliargravações com o cacique Javari, que explicou o problema dos índios com os brancos. 

Dormimos na aldeia Juruna, onde Tinimin é o cacique. À noite, houve uma reunião com os índios e eles relataram os seus problemas: falta de rádio e canoa com motor. Prometi comprar um rádio para eles. O Sérgio ficou com o compromisso de falar com o Raoni sobre a possibilidade dele ceder um dos três barcos que haviam sido prometidos aos Txucarramães.

Naquela noite, houve uma cena engraçadíssima. O Tito resolveu oferecer beiju, que ele havia comprado em grande quantidade dos Kaiabis. Sem nenhuma cerimônia, os Jurunas avançaram sobre a comida e, em menos de um minuto, o conteúdo da cesta desapareceu. O Sérgio, que é um sujeito muito espirituoso, saiu-se com essa: foi igualzinho a um ataque de piranhas.

Antes de sairmos em direção à balsa, que fica na BR-80, demos Clique na foto para ampliarlinha e anzóis a todos. Chegamos no local na  parte da tarde e montamos ali o nosso acampamento, onde permanecemos até o dia 5 de outubro, dia das eleições municipais.

Faço aqui um registro, que parece desnecessário, mas que para mim tem grande significado. Foi a primeira vez que deixei de votar, para me incorporar a uma expedição, desde 1958, quando votei pela primeira vez em uma eleição municipal em Astorga (PR), .

Esse compromisso eu havia assumido com o Sérgio há cerca de dois anos. Não votaria no primeiro turno, mas tinha esperança de poder votar no Fernando Gabeira no segundo turno.


Retornar para página anterior Inicial Avançar um Dia