2 DE OUTUBRO 2008 (Quinta-feira)
Tomamos café e partimos em direção à aldeia
Capivara, dos Kaiabis. Neste local, fizemos várias fotos e a equipe de filmagem
fez gravações com o cacique Javari, que explicou o problema dos índios com os
brancos.
Dormimos na aldeia Juruna, onde Tinimin é o cacique. À noite, houve uma reunião com os índios e eles relataram os seus problemas: falta de rádio e canoa com motor. Prometi comprar um rádio para eles. O Sérgio ficou com o compromisso de falar com o Raoni sobre a possibilidade dele ceder um dos três barcos que haviam sido prometidos aos Txucarramães.
Naquela noite, houve uma cena engraçadíssima. O Tito resolveu oferecer beiju, que ele havia comprado em grande quantidade dos Kaiabis. Sem nenhuma cerimônia, os Jurunas avançaram sobre a comida e, em menos de um minuto, o conteúdo da cesta desapareceu. O Sérgio, que é um sujeito muito espirituoso, saiu-se com essa: foi igualzinho a um ataque de piranhas.
Antes de sairmos em direção à balsa, que fica na BR-80, demos linha e anzóis a todos. Chegamos no local na
parte da tarde e montamos ali o nosso acampamento, onde permanecemos até o dia 5 de outubro, dia das eleições
municipais.
Faço aqui um registro, que parece desnecessário, mas que para mim tem grande significado. Foi a primeira vez que deixei de votar, para me incorporar a uma expedição, desde 1958, quando votei pela primeira vez em uma eleição municipal em Astorga (PR), .
Esse compromisso eu havia assumido com o Sérgio há cerca de dois anos. Não votaria no primeiro turno, mas tinha esperança de poder votar no Fernando Gabeira no segundo turno.