23 DE OUTUBRO 2008 (Quinta-feira)

Levantamos e ainda estava escuro. Fizemos café com o resto da água, que havíamos apanhado na noite anterior, e reiniciamos nossa marcha. Ainda havia brasas na fogueira, que fizemos para dormir e espantar onças e outros animais. Liguei o Clique na foto para ampliarGPS e verifiquei que ainda faltavam 7 Km para o acampamento-base no Xingu.

No caminho, ao clarear o dia, encontramos o Duquinha que estava voltando para o Centro. Ele nos informou que torceu um dos pés e que dormiu no primeiro acampamento de lona preta. Errou a direção em 180 graus. Já perto do acampamento, encontramos com o Tarepá, Meuban e Kokokunti, que estavam levando marmitas de comida e víveres para o Sérgio.

Chegamos às 10 horas no acampamento-base. Depois de um pequeno descanso, tomamos banho, almoçamos e pegamos o barco até a balsa. Dali a São José do Xingu, viajamos em uma camionete da aldeia Piaraçu. O filho de Bedjai foi o motorista e nos deixou na porta do hotel Elite.

No caminho, pegamos um grande temporal, mas a viagem foi tranqüila. O Ivo, piloto do avião da TV, estava lá nos esperando. Figura simpática e tranquila. Fomos almoçar no restaurante da Mariana.

À noite, repetimos a dose no mesmo restaurante. O Raoni estava lá esperando o Adrian, mas acabou jantando comigo, o Ivo e mais dois índios. Combinamos de viajar no dia seguinte, logo cedo.

O Nego, que é dono do hotel Elite, nos levou até o aeroporto. No aeroporto, compramos dele alguns pequis enormes, que são produzidos naquela região.